"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." (Madre Tereza de Calcutá)

quarta-feira, 19 de março de 2014

O Sapo e o Escorpião (Fábula)

Fábula o sapo e o escorpião... talvez porque eu seja um escorpião e essa seja a minha natureza.


O Sapo e o Escorpião

Certa vez, após uma enchente, um escorpião, querendo passar à outra margem do rio, aproximou-se de um sapo que estava à beira do rio e fez-lhe um pedido:
- Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?
O sapo respondeu:
- Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e morrer.
Mas o escorpião retrucou, dizendo:
- Isso é ridículo! Eu não pagaria o bem com o mal, mesmo porque eu dependo de você. Se eu lhe picar, você poderá se afogar e eu também.
E o sapo sempre se negando a levá-lo, mas tanto insistiu o escorpião que o sapo,  confiando na lógica do aracnídeo peçonhento, concordou. Levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, já chegando à margem do rio, moribundo, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
- Por que você fez isso comigo, escorpião? Qual o motivo dessa sua maldade? Diga-me. Por quê?
E o escorpião respondeu:
- Não sei. Talvez porque eu seja um escorpião e essa é a minha natureza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário