"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." (Madre Tereza de Calcutá)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Páscoa - Cartões para Lembrancinhas

Encontrei esses cartões na net, mas não me recordo onde.  Quem souber, por favor informe para que eu possa dar os devidos créditos.




Fonte: Desconhecida

sábado, 22 de março de 2014

Páscoa - Guardanapos de cenourinhas



Guardanapos enrolados no formato de cenouras, é uma opção fácil de fazer e barata, e ficam lindos para enfeitar a mesa de Páscoa. Pode servir também como lembrancinha.

Material Necessário:
·        Guardanapo na cor laranja
·        Talheres de plástico
·        Cordões ou fitinhas de EVA Verde

Como Fazer:
Faça um retângulo com o guardanapo e enrole os talheres no canto. Dobre o outro canto e enrole devagar.


Finalize o acabamento, amarrando em torno do guardanapo tirinhas de EVA verde ou outro material.


Fonte:  site Family Fun.

Páscoa - Molde de Ovelhinha

Encontrei esse molde na net. O cordeiro é um dos símbolos da páscoa, o principal na minha opinião. Ele é bem simples. Imprima, pinte e cole algodão nas partes com formato semelhante a nuvens, com exceção do corpo, onde há um versículo bíblico.
Esse molde é ideal para colar em rolo de papel higiênico, para enfeitar escolas ou festinhas.


Fonte: Photo Sharing

Corujinhas Porta-Treco (Reciclagem)


Reciclagem com Rolo de Papel Higiênico – Corujinhas Porta Treco

Essas corujinhas lindas e o com preço super em conta também estão em outro blog de minha autoria, o cantos e encantos (veja link abaixo). Por serem fáceis de fazer e estarem relacionadas à artes e à reciclagem, considerei que seria adequado colocá-las aqui também.

Material Necessário:
·        Um rolo de papel higiênico
·        Papel dupla face de duas cores distintas (nas cores de sua preferência)
·        Papel dupla face na cor mostarda
·        Cartolina ou papel cartão nas cores branco e preto
·        Cola branca de boa qualidade

Como Fazer:
1- Forre o rolo de papel higiênico por dentro e por fora com o papel dupla face.
2- Faça uma espécie de dobra em uma das extremidades; na outra extremidade, cole um fundo de papel dupla face (num formato ovalado, para dar sustentabilidade) – veja a foto abaixo.
3- Recorte quatorze penas no papel dupla face, metade de cada cor e cole alternadamente (sendo três penas em cima, quatro penas logo abaixo, mais quatro penas abaixo, terminando com três penas).
4- Recorte os pés e o bico no papel dupla face mostarda e cole conforme a foto.
5- Recorte dois braços no papel dupla face (de uma das cores usadas nas penas, de preferência na cor usada para forrar o rolo) e cole sobre as penas de cima.
6- Corte dois círculos brancos e dois círculos pretos (ligeiramente menores) para os olhos, e cole sobre parte do bico, finalizando o trabalho.

Observação: Guarde as sobras do papel usado para quando for fazer outros trabalhos.










Pérolas do Vestibular




Projeto Mars One - Colonização



O site tecnogeek noticiou que a fundação privada Mars One já fechou acordos com as empresas Lockheed Martin e Surrey Satellite Technology. Segundo o site, a intenção é enviar robôs a Marte em 2018 para dar início à preparação do local para a chegada de humanos em 2025, numa viagem só de ida, sem direito a retorno.
Conforme o acordo, a Lockheed Martin ficará responsável pela construção da sonda marciana não tripulada no valor de 250 000 dólares. Já a Surrey Satéllite irá desenvolver o satélite que ficará em órbita sobre a sonda enviando dados e imagens para a Terra.

A colonização de Marte

O projeto de colonização do planeta previa a primeira viagem para o ano de 2027, porém parece ter havido uma antecipação nessa data, devendo acontecer o pouso do primeiro grupo no planeta vermelho ainda em 2025. 
Ao que tudo indica, cada voou será formado por quatro pessoas e a cada dois anos uma nova equipe será enviada a Marte. 

Fonte: http://tecnogeek.com.br/


Projeto Mars One - Candidatos

Reprodução de uma imagem de colonização do planeta Marte, cedida pelo projeto holandês Mars One


O Mars One é um projeto de dois holandeses, que pretende estabelecer vida humana permanente no planeta Marte, ao que tudo indica, a partir de 2025. Segundo o site tecnogeek, os autores do projeto esperam que o mesmo seja financiado por investidores e pelos direitos de transmissão de documentários sobre os testes, o treinamento e a seleção final.
O projeto atraiu 200.000 inscrições e selecionou mais de mil pessoas que serão testadas. A intenção é  chegar a uma lista final de 24 candidatos que irão morar no  planeta vizinho à Terra.
O maior número de concorrentes é de norte-americanos, seguidos de canadenses e de indianos, que se submeterão a testes rigorosos, incluindo simulações da vida em Marte, além da capacidade de lidar com o isolamento, disse um dos fundadores da missão, Bas Lansdorp.


Fonte: 

quarta-feira, 19 de março de 2014

A Galinha dos Ovos de Ouro (Fábula)

Além dessa fábula, muitas outras podem ser encontradas no outro blog de minha autoria www.cantoseseusencantos.blogspot.com.br


A Galinha dos Ovos de Ouro

Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa e, mostrando-o à mulher, disse:
- Veja! Estamos ricos!
Então, o fazendeiro levou o ovo ao mercado e o vendeu por um bom preço.
Na manhã seguinte, a galinha botou outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a um preço ainda melhor. E assim aconteceu durante muitos dias.
Quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro ele queria. Assim, pensou: "Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e, por dentro, a galinha era igual a qualquer outra.

         Moral da história: Quem tudo quer, tudo perde.


O Sapo e o Escorpião (Fábula)

Fábula o sapo e o escorpião... talvez porque eu seja um escorpião e essa seja a minha natureza.


O Sapo e o Escorpião

Certa vez, após uma enchente, um escorpião, querendo passar à outra margem do rio, aproximou-se de um sapo que estava à beira do rio e fez-lhe um pedido:
- Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?
O sapo respondeu:
- Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e morrer.
Mas o escorpião retrucou, dizendo:
- Isso é ridículo! Eu não pagaria o bem com o mal, mesmo porque eu dependo de você. Se eu lhe picar, você poderá se afogar e eu também.
E o sapo sempre se negando a levá-lo, mas tanto insistiu o escorpião que o sapo,  confiando na lógica do aracnídeo peçonhento, concordou. Levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.
Atingido pelo veneno, já chegando à margem do rio, moribundo, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
- Por que você fez isso comigo, escorpião? Qual o motivo dessa sua maldade? Diga-me. Por quê?
E o escorpião respondeu:
- Não sei. Talvez porque eu seja um escorpião e essa é a minha natureza.


A Lenda do Boitatá em Slides (Folclore)

Esse material não foi plagiado não. Ele foi realmente elaborado por mim e faz parte do outro blog, também de minha autoria, cujo link se encontra no final dessa postagem. 









O Boitatá


A origem
Conta a lenda que o boitatá era uma cobra que sobreviveu a uma grande enchente. Para isso, ela entrou num buraco e lá permaneceu no escuro. Essa seria a razão de seus olhos crescerem. Desde então, ele anda pelos campos em busca de restos de animais.

Como ele é
As pessoas relatam muitas coisas sobre o boitatá. Falam que ele assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes, do tamanho de sua cabeça, e persegue os viajantes noturnos.
Outros dizem que, trata-se de uma grande serpente de fogo encantada, que ataca qualquer animal que se atreve a entrar na água quando ele está por perto, comendo-lhes os olhos e absorvendo a luz dos mesmos.

Onde ele vive
Conta a lenda que o boitatá  mora no fundo dos rios e, às vezes, é encontrado  rondando as rancheira em busca de comida. Dizem, também, que ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata.

Como ele age
Alguns consideram o boitatá como sendo o espírito de gente ruim ou alma penada que, por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros falam que ele protege as matas contra incêndios.

O que diz a ciência
Já a ciência explica que, existe um fenômeno chamado fogo-fátuo, que são os gases inflamáveis que emanam dos pântanos, sepulturas e carcaças de grandes animais mortos e que, vistos de longe, parecem grandes tochas em movimento.



Conceito, Mitos e Lendas do Folclore em Slides

Esse material, elaborado por mim e copiado do outro blog de minha autoria, pode auxiliar tanto alunos quanto professores.
















Significado de Folclore
O termo folclore foi criado por estudiosos interessados em pesquisar e analisar as manifestações culturais de origem popular. Representa a junção entre duas expressões da língua inglesa: “folk”, que significa povo e “lore” que significa saber, podendo ser traduzido como “conhecimento do povo”.

Conceito de Folclore
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, transmitidas de geração para geração, sendo constituído por lendas, mitos, supertições, canções, festas populares, crenças, jogos, advinhas e ditados populares.

Expressividade Folclórica
Sua expressão pode ser representada por uma produção anônima, tradicional e, ao mesmo tempo, reconhecida por uma coletividade. Apesar de resistir ao tempo, o folclore é dinâmico, tem a capacidade de se renovar e não está limitado geograficamente, podendo revelar valiosos aspectos de um povo e sua história.

Lendas e Mitos
Quando se fala em folclore, é muito comum que as pessoas pensem imediatamente nas lendas e mitos que povoam a imaginação, relacionando-o às histórias que já ouviram sobre seres fantásticos e suas atuações impressionantes.

O Que São Lendas
Lendas são estórias fantasiosas, transmitidas verbalmente através dos tempos, combinando fatos reais e históricos com fatos imaginários. Como são repassadas oralmente entre as pessoas, as lendas vão sofrendo alterações à medida que são recontadas.

O Que São Mitos
Mitos são narrativas simbólicas, com o objetivo de tentar explicar fatos como a origem do ser humano, a realidade e os fenômenos naturais. Neles, personagens incríveis se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo. Na maioria das vezes, os mitos referem-se aos relatos das civilizações antigas que, organizados, constituem uma mitologia .

Contos Folclóricos
O Brasil possui um folclore riquíssimo. Por tratar-se de um país de grandes dimensões, há também uma enorme variedade de contos folclóricos de uma região para outra, porém muitos deles são conhecidos em todo território, com algumas variações.


Contos Folclóricos da Região Sul
Na região sul, encontramos as lendas da gralha azul, do negrinho do pastoreio, do diabinho da garrafa, da procissão das almas, da mão cabeluda, da mula sem cabeça, entre outras.

Contos Folclóricos da Região Sudeste
No sudeste, ouvimos as lendas da onça maneta, da pisadêra, do chibamba, da mula sem cabeça, do quibungo, da procissão das almas, da missa dos mortos, do pilão moedor, entre várias outras.

Contos Folclóricos da Região Centro-Oeste
Na região centro-oeste, são conhecidas as lendas do nego d’água, do arranca-línguas, da mãe do ouro, do romãozinho, da onça maneta, do pai do mato, do diabinho da garrafa, e tantas outras.

Contos Folclóricos da Região Nordeste
No nordeste, destacam-se as lendas da cabra cabriola, do bicho-homem, do cabeça-de-cuia, do nego d’água, do barba ruiva, do papa figo, da cidade encantada de Jericoacoara, entre muitas outras.

Contos Folclóricos da Região Norte
Na região norte, são conhecidas as lendas do boto, da vitória-régia, do boitatá, da cobra grande ou cobra norato, da iara ou mãe d’água, do matita perêra,  da mula sem cabeça, e tantas mais.

Contos Folclóricos Comuns em Todo País
Além das lendas que possuem uma expressividade mais forte em determinadas regiões, existem aquelas que são comuns em todo o país, como as lendas do curupira, do saci-pererê, do lobisomem, da cuca e do bicho-papão.

Comemorações
O Dia do Folclore é comemorado com eventos e festas, no dia 22 de agosto, aqui no Brasil. Além dessa data, recentemente foi criado o Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro, anualmente, com festas folclóricas em homenagem a esse personagem.


A Lenda da Iara em Slides (Folclore)

Além desse blog eu tenho um outro, chamado cantos e encantos. É bem diversificado. Uma das coisas que tem lá são slides e textos sobre o folclore, por isso estou colocando um pouquinho aqui  também. Para ver mais, clique no link abaixo dessa postagem.







A Iara


O que diz a lenda
A iara, também conhecida como mãe-d’água, é um personagem fascinante do folclore brasileiro. Ela tem a pele morena, cabelos pretos e longos, e vive no rio Amazonas. Seu corpo é metade mulher e metade peixe. Com seu canto atraente, ela consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Como ela era
Dizem que a iara era uma índia, excelente guerreira, e por esse motivo sempre recebia muitos elogios de seu pai, o pajé. Isso despertou a inveja de seus irmãos, que se sentiam incomodados pelo tratamento dispensado a ela, e resolveram matá-la enquanto ela dormia.

Como ela se transformou
Por ser muito ágil, Iara percebeu o que estava acontecendo e os matou para se defender, fugindo em seguida com medo da reação de seu pai. Então, o pajé a perseguiu até encontrá-la e, como punição pelo crime, a jogou nas águas, no encontro do Rio Negro com o Rio Solimões. Ela foi levada pelos peixes até a superfície e transformada por eles em sereia.

Como ela vive
Os pescadores contam que ela pode ser vista na beira das águas, penteando seus cabelos com um pente de ouro, ao entardecer. Dizem, também, que seu canto é irresistível e que muitos rapazes já se afogaram encantados pela belíssima iara.